sexta-feira, 15 de maio de 2009

Lições de Cricket 18

Caros amigos leitores, chegamos hoje ao meio do livreto do ICC. As lições dessa parte do livreto são as de mais complexa abordagem pois explicam os fundamentos tecnicos de vários momentos e elementos do jogo. A lição de hoje é uma das mais importantes pois ela fundamenta o movimento do arremesso, configurando-se num do elementos mais característicos do jogo.

Essa lição começa com a figura de como se empunha a bola. A Bola deve ser segurada com a costura posicionada entre os dedos indicador e médio com o apoio do dedo anelar e segurada pelo polegar. A mão que segura a bola fica articulada com a mão na altura do peito e a mão livre fica articulada por cima do ombro funcionando inicialmente como mira.

O movimento de arremesso é iniciado com uma corrida trotada que se finaliza com um salto na área indicada para o lançamento da bola.

Essa figura demonstra as possibilidades adequadas de arremesso da bola. No primeiro caso o movimento tem início de forma lateral havendo um movimento de centralização do corpo e en seguida o arremesso. Note que no início a perna de apoio esta levantada durante a posição lateral do corpo, seguindo-se o alinhamento do corpo. O arremesso não é executado de forma adequada se o jogador realiza o lançamento com o corpo inclinado ou de forma lateral.

No segundo caso o jogador inicia o movimento já de frente para o campo e finaliza o movimento da mesma forma que no primeiro caso. O arremessador não deve articular o tronco lateralmente no momento do lançamento. Da mesma forma, em ambos os casos, o não alinhamento do arremesso com o pitch dificulta o lançamento e dissipa energia do jogador em movimentos desnecessários. Observem que o braço da mão livre funciona como contrapeso do movimento da do braço da mão que segura a bola. Esse balanceio é fundamental para um melhor resultado no lançamento.


Na última figura temos então a demonstração da sequência do movimento em três parte: O momento do início do lançamento com o apoio da perna oposta ao da mão que lança; o lançamento em si com o impulso do corpo e finalmente a parada e observação do jogador à seguência da bola no jogo. Deve ser observado a marcação do campo que indica a linha limite (popping crease) de onde a bola deve sair da mão.

O elemento mais marcante do arremesso é a regra que proibe a articulação do cotovelo. Para que o arremesso seja válido o braço deve estar totalmente estendido funcionando como uma funda e a mão como o cesto que abriga a bola para um tiro certeiro.

Nenhum comentário: